O coco estragado e a empatia

por | out 5, 2022 | Comportamento, Ética

Você consegue aprender lições importantes com coisas simples que acontecem na sua vida?

Falar é diferente de fazer

Algumas semanas atrás, publiquei este post falando sobre como economizar até 70% na despesa com supermercado.

Dentre as várias dicas, citei empresas que vendem alimentos mais baratos e como conseguem fazer isso.

Como eu uso, compro, testo, faço, experimento o que indico para os outros, fiz compras em uma das empresas e também fiz uma assinatura para receber frutas e legumes quinzenalmente.

A primeira empresa me entregou a compra toda, mas estornou o valor de um item (coincidentemente o mais caro) dizendo que não tinham em estoque. Porém, como recebi, avisei que minha compra estava completa e fiz um pix mandando o valor de volta.

Eles ficaram muito gratos, afinal eram quase R$ 70 de uma compra total de cerca de R$ 120.

Diante disso, houve quem dissesse que a empresa deveria me recompensar, o que achei uma pena…

Sim, é uma pena que muitas pessoas acreditem que merecem ser recompensadas por serem honestas.

Se você perguntar a essas pessoas se elas acham certo roubar, elas dirão que não. E se você perguntar se elas acham que merecem receber o “prêmio honestidade” cada vez que não roubarem, elas também dirão que não.

Mas, na primeira oportunidade que têm, elas se apropriam do que não é delas (neste exemplo, não devolvendo o dinheiro, pois “o erro não foi delas”) ou querem um prêmio por fazerem o mínimo que se espera de alguém honesto.

Esse é o mundo em que vivemos: onde as pessoas falam uma coisa, mas pensam e fazem outra.

Mas, e o coco, Patricia?

A história do coco é que na empresa que fiz a assinatura para receber legumes e frutas, em uma das entregas, recebi um coco estragado.

Fotografei a fruta e mandei para a empresa pedindo que, na próxima entrega, me enviassem outro coco ou uma fruta a mais no lugar.

Eles se desculparam, disseram que farão o envio da fruta extra, agradeceram pela compreensão e se comprometeram a dar mais atenção ao despacho das caixas. Caso encerrado, tudo resolvido.

Eu não xinguei a empresa, não fui mal-educada, não ameacei de postar a fruta estragada nas redes sociais, não rodei a baiana.

Eu fiz o que as pessoas dizem que fazem, mas não fazem: tive empatia. Simplesmente me coloquei no lugar deles e lembrei que todo mundo erra, além do que, a pessoa que preparou a minha caixa faz parte desse “todo mundo”. Ela também erra, mas nem por isso tem de ser defenestrada da face da terra!

Quando nós erramos, queremos que os outros entendam, que nos deem uma chance e que lembrem que também erram.

Mas e quando erram com você? O que você faz?

Lembre-se que um dos significados de honestidade é pensar, falar e fazer a mesma coisa.

Logo, quem pensa e fala uma coisa, mas faz outra não pode se considerar verdadeiramente honesto.

Nos vemos!


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