Por que estamos colorindo livros?

por | jun 2, 2015 | Livros

Este post não é nem de longe uma crítica aos livros de colorir para adultos, mas sim uma reflexão do que está acontecendo com a nossa sociedade atualmente. Vale investir alguns minutos nessa análise!

01_autoraEm julho de 2013, cerca de um mês antes de lançar o livro Bolsa Blindada, estava tão encantada com as ilustrações que a artista plástica Carla Pilla fez para o livro que não parava de olhar para elas! Até que tive a ideia de dividir meu encanto com as crianças e lancei um pequeno concurso na nossa página no Facebook.

Liana-2Bastava baixar a imagem acima para uma criança pintar e as primeiras 20 que enviaram seus desenhos ganharam um cofrinho (só para constar: o concurso foi só naquela época, não tenho mais cofrinhos!! Mas se quiser baixar a imagem para pintar, fique a vontade, é grátis… hahahaha!).

Recebi vários, como o da Liana, do Rio de Janeiro, essa fofura da foto! Mas notei que as mães e outras leitoras do blog também pintaram e enviaram, simplesmente porque queriam fazer uma atividade que relembrasse seu tempo de criança, onde não havia preocupações, contas a pagar e nem as responsabilidades da vida adulta. Naquela época eu nem sonhava que colorir ilustrações viraria uma febre nacional!

Para que você tenha uma ideia da explosão dos livros de colorir, o primeiro deles “O Jardim Secreto”, foi lançado em novembro de 2014 e já vendeu mais de 300 mil exemplares (10 vezes mais que o necessário para ser considerado um best-seller). Depois dele vieram diversos títulos seguindo a mesma linha e só em abril foram lançados 70 livros de colorir!

Além disso, os lápis de cor, antes comprados apenas como material escolar, estão em falta no mercado, como informa a Veja.com: “Segundo a Faber Castell, esgotaram-se no país os estojos da linha premium com lápis de 60 e 120 cores diferentes, que custam 472 reais e 945 reais, respectivamente. A mercadoria, que é fabricada na Alemanha, já foi encomendada e deve chegar no Brasil em dez dias.”

Vejam que coisa interessante: as pessoas estão pagando cerca de R$ 30, nos livros de colorir e são capazes de investir quase mil reais em estojos profissionais de lápis de cor que, provavelmente, ficarão encostados depois que a febre passar. E é isso que me preocupa: que as pessoas estejam gastando valores elevados (muitas delas, sem poder) só para seguir um modismo.

IMG_1048Colorir é mesmo muito gostoso, tanto é que eu tenho um estojo há uns 10 anos. A última vez que usei foi para colorir um mapa mental do livro “Mapas Mentais no Trabalho”, do Tony Buzan, que aproveito para recomendar para quem quer aprender a usar melhor seus neurônios e a ser mais organizada!

 

Abaixo segue um exemplo de mapa mental que nos ajuda a desenvolver tarefas e habilidades (mas esse é um assunto para outro post!).

IMG_1047

O que quero levantar aqui é essa busca desenfreada por algo que alivie o estresse.

Se alguém diz: “fazer cupcake alivia o estresse”, as pessoas correm e acabam com todos os estoques de livros, forminhas e todo tipo de material para o preparo de cupcakes. Aí fazem uma leva de bolinhos, enchem a timeline do Facebook com suas criações e se sentem super aliviadas. Já na segunda leva o efeito não é o mesmo e, daí para frente, quando a febre passa, o material todo fica encostado entulhando algum armário da cozinha.

Daí, o que as pessoas fazem depois de terem investido centenas de reais no que acabou virando sucata? Aprendem que seguir a onda não resolve nada? Não! Elas simplesmente esperam por uma nova onda que dite as regras do que elas têm que fazer.

Está mais do que provado que o estilo de vida moderno causa estresse, mas não é uma onda disso ou daquilo que irá aliviar o problema. Cada um deve olhar para si e ver o que gosta de fazer, o que lhe traz satisfação e o que seu bolso pode pagar.

Conheço pessoas que montam quebra-cabeças de milhares de peças, outras que pintam, escrevem, jogam Hay Day (a fazendinha, né mãe?), Candy Crush e por aí vai. Não há nada de errado nisso, ao contrário, é ótimo ter um momento para aliviar a cabeça. Mas daí a comprar lápis de cor a prestação (para exibir no Facebook) e ficar concorrendo para ver quem já terminou este e vai começar aquele livro, aí já é uma tremenda bobagem… É transformar algo que realmente poderia aliviar o estresse em uma coisa totalmente estressante!

Não entre nessas ondas que vêm e vão. Seja autêntica, faça o que gosta e não o que dizem que é legal. E jamais comprometa seu orçamento só para seguir a multidão. Conselho de blindete!

PS1: Você ficou curiosa para saber como funcionam os mapas mentais? Gostaria que falássemos sobre esse tema?

PS2: Você ainda não adquiriu seu mais novo aliado no controle dos gastos?

IMG_6883_FdoBCO_AbreNão perca a promoção com frente grátis! selo-gratis

Clique aqui e encomende o seu (venda exclusiva aqui no blog).

 

 

Nos vemos!
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

play youtube,
xvideos,
xvideos,
xvideos,
porn,
porn,
xxx,
sex việt,
tiktok download,
MÚSICA MP3,
Cruise World,
What Is Threshold Amount,
Disney Plus Premium,
Longines Classic Horse Race,
Results Los Alamitos,
tiktok downloader,
How Does A 401k Loan Work,
Meteorologia Orlando,
Who Is Snowden,
Watch Get Out,
Cut Line Us Open,
Seth Roberts,
Avec Les Filles Coat,
Aesports,
Apple Savings Account Cons,
Ratify Treaties,
21 Savage Songs,
Buy It Direct Reviews,
Biggest Musicians,
Flightline Trainer,
Payl,
Rita Lee,
Jesus Lazardo,
orgia,
Is Better Call Saul Over,
Roasted Chicken,
Chanel White Backpack,
Jolleys Petdanskin,
Visionary Fragrances,
Daily Lister Craigslist,
Argentine Vs Maroc,
Cso Criminal Search Bc,
Getting Insurance After An Accident,
Bookings Com Uk,
Cheap Miami Vacation Packages All Inclusive,
Exchange Rate Dollar To Birr,
G Lucky,

Artigos relacionados