Por que você não é mãe? Você vai se arrepender!

por | fev 13, 2016 | Espiritual, Ética, Pessoas que fazem a diferença

Hoje o assunto não é sobre finanças, mas sim uma opinião bem pessoal sobre como as pessoas são mestres em pressionar as outras sem se darem conta do quão prejudicial essa intromissão pode ser. 

abre_pressão

Vou começar com o relato que o amigo Ramon Damásio, diretor do jornal “Virou Notícia” e radialista de Belo Horizonte, publicou no Facebook:

“Hoje, pela manhã, ouvi um rápido diálogo que mexeu muito comigo. 
Uma mãe, de mãos dadas com o filho, que aparentava ter, no máximo, três anos, passou por mim na direção contrária. Ela, respondendo a uma pergunta que não deu pra ouvir, disse ao filho: ‘você não tá merecendo nem comer, quanto mais ganhar brinquedo’ e, na sequência, disparou outra: ‘quando você virar gente, quem sabe…’ Continuei minha caminhada, TRISTE, e pensativo: O que será daquela criança, indefesa, cheia de sonhos e que, naquele momento, só desejava um brinquedo? Peço a DEUS para que não seja mais um revoltado…”

Sem me estender em exemplos de mães que parecem ter o papel de arruinar a vida dos filhos, pois eu sei que você conhece vários, meu objetivo com este texto é buscar a resposta à seguinte pergunta:

Será que todas as mulheres estão aptas a serem mães?

Não estou perguntando se todas as mulheres deveriam querer ser mães, ou se o “certo” é terem na maternidade seu maior sonho. A pergunta é simples: todas estão aptas? Todas têm condições psicológicas, mentais, físicas, financeiras, espirituais e familiares para serem mães?

Francamente minha resposta é não. Aliás, vou mais além, hoje em dia, com o ritmo imposto pela vida moderna, poucas são as mulheres que reúnem todas as condições necessárias para exercerem o dificílimo papel de mãe. E eu sou uma das que não teve todas as condições necessárias para ter um filho.

Embora meu primeiro casamento fosse um desastre e eu não tivesse condições emocionais, financeiras e familiares para ser mãe, perdi as contas de quantas pessoas me pressionavam – algumas até energicamente – para que eu engravidasse. As promessas eram inúmeras:

  • Você será uma pessoa muito melhor;
  • Sua vida vai mudar drasticamente e você tem que viver essa experiência;
  • Você vai se arrepender quando tiver 40 anos;
  • Seu casamento vai melhorar;
  • Você vai deixar de ser tão egoísta;
  • Você vai curtir demais ter um bebê em casa.

Mas sabe o que essas promessas têm em comum? Todas elas eram relacionadas a mim e nenhuma ao bebê. Só não caí nessas conversas porque rebatia todas as frases com perguntas que as próprias pessoas não podiam responder:

  • Vou ser uma pessoa melhor como? Deixando meu filho de manhã com sei lá quem e só buscando de volta à noite, depois de 10 horas fora de casa?
  • Viver que experiência? De me sentir culpada o tempo todo por não poder criar meu próprio filho? Por não ter nem sequer um local adequado para ele em casa?
  • Me arrepender de quê? De não ter alguém para cuidar de mim na velhice? É para isso que servem os filhos? Por que não vejo isso no dia a dia então?
  • Desde quando um ser humano deve ser usado em benefício de alguma coisa sem seu consentimento? Casamento se conserta com filho?
  • Será que sou mesmo egoísta quando reconheço que não tenho como educar uma criança em um ambiente adequado para ela?
  • Será que agora um bebê virou uma atração, um brinquedo ou algo para minha curtição?

Se você pensa que eu julgo essa mulher do relato acima, se enganou, pois se eu tivesse dado ouvido às pessoas e engravidado aos 19 anos, provavelmente teria feito coisas semelhantes. Sei que a frase pode chocar, mas é a realidade e julgue quem quiser.

Eu melhorei como pessoa quando decidi que não era quem eu queria ser e que devia lutar para mudar. Vivi muitas experiências – algumas bem dolorosas – que me fizeram ser quem sou hoje. Me arrependi de coisas que fiz e de outras que não fiz, mas não envolvi nenhuma criança nas minhas más decisões. E não, não me arrependo de não ter tido filhos, mesmo prestes a completar 44 anos. Sei que filhos são motivo de alegria para muitas de minhas amigas e isso me faz admira-las cada vez mais, mas nem tudo o que funciona para os outros funciona para mim.

Admiro tanto o papel de ser mãe que sou a única não-mãe que participa de um grupo de mães empreendedoras, o Maternativa, cujo principal objetivo é serem melhores mães, por isso abandonaram seus super empregos para trabalharem em casa, por conta própria, começando muitas vezes do zero. Como eu poderia não apoiar uma iniciativa dessas?

Se eu pudesse pedir duas coisas às pessoas, seriam estas:

  1. Parem de incentivar pessoas a terem filhos como se fosse uma coisa qualquer. Parem de falar o que acham adequado só porque todo mundo diz. Parem de dar palpite na vida dos outros, pressionando as pessoas a fazerem o que vocês querem. Parem com o ciclo de cobrar namoro – cobrar noivado – cobrar casamento – cobrar filhos. Deixem as pessoas viverem como elas julgam que devem viver, a menos que tenham intenção de ajudá-las em seus momentos de crises.
  2. Parem de dar ouvidos às pressões dos outros como se eles soubessem do que estão falando. Parem de aceitar o que os outros repetem como se eles realmente se preocupassem com sua vida. Parem de se basear pela opinião alheia. Não ajam simplesmente para parar de serem pressionadas, pois é melhor aguentar a pressão do que as consequências de atitudes tomadas pela cabeça dos outros, a menos que eles se comprometam a estarem lá para sofrerem as consequências ao seu lado.

Pronto, falei! E se você quiser usar este espaço para desabafar, contar sua história e dividir suas boas ou más experiências com as demais leitoras, fique à vontade, o espaço é seu.

Para não perder nada aqui do blog…

[newsletter]

Nos vemos!
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

play youtube,
xvideos,
xvideos,
xvideos,
porn,
porn,
xxx,
sex việt,
tiktok download,
MÚSICA MP3,
Cruise World,
What Is Threshold Amount,
Disney Plus Premium,
Longines Classic Horse Race,
Results Los Alamitos,
tiktok downloader,
How Does A 401k Loan Work,
Meteorologia Orlando,
Who Is Snowden,
Watch Get Out,
Cut Line Us Open,
Seth Roberts,
Avec Les Filles Coat,
Aesports,
Apple Savings Account Cons,
Ratify Treaties,
21 Savage Songs,
Buy It Direct Reviews,
Biggest Musicians,
Flightline Trainer,
Payl,
Rita Lee,
Jesus Lazardo,
orgia,
Is Better Call Saul Over,
Roasted Chicken,
Chanel White Backpack,
Jolleys Petdanskin,
Visionary Fragrances,
Daily Lister Craigslist,
Argentine Vs Maroc,
Cso Criminal Search Bc,
Getting Insurance After An Accident,
Bookings Com Uk,
Cheap Miami Vacation Packages All Inclusive,
Exchange Rate Dollar To Birr,
G Lucky,

Artigos relacionados