Deus não apenas é justo, mas Ele é a própria Justiça. Por isso, o Senhor jamais confundirá o justo com o injusto, o sincero com o fingido. Acompanhe.
Deus abomina os fingidos
Humildade e sinceridade são coisas que tocam profundamente o coração de Deus.
Já o fingimento e a hipocrisia despertam a ira de Deus.
Como você se sente ao descobrir que alguém se aproveitou de você fingindo ser quem não era?
No mínimo, você se afastará dessa pessoa no mesmo instante que perceber a farsa.
Para Deus, porém, nada é oculto ou encoberto, pois Ele é onisciente.
Sendo assim, Ele se afasta imediatamente dos fingidos e, além disso, protege Seus servos quando alguém tenta (ou até consegue) enganá-los.
Nós não precisamos viver desconfiando de tudo e todos, com medo de sermos vítimas de pessoas fingidas, pois Deus – que tudo vê – cuida de nós (ainda que venhamos perder alguma coisa).
Da mesma forma que Ele revelou a Aías – que na ocasião já era muito idoso e estava cego – que a mulher de Jeroboão tentaria enganá-lo (é a que se refere a passagem destacada na imagem do post).
Por isso, o ponto 1 do post de hoje é: não se preocupe, pois Deus sempre protegerá seus servos e lhes fará justiça no momento oportuno.
Ponto 2: é melhor agir na sinceridade e ser enganado do que viver desconfiado e nutrindo maus pensamentos a respeito dos outros.
É claro que devemos ser prudentes e nos desviarmos do mal e de más pessoas, mas temos de confiar em Deus de todo coração, pois não cabe a nós querer ter o controle sobre todas as coisas.
Ponto 3: assim como Deus alerta e protege seus servos, Ele também adverte aqueles que estão trilhando um mau caminho, dando-lhes a chance de se arrepender.
O capítulo 14 de 1 Reis é uma advertência severa de Deus a Jeroboão, pois, apesar de amá-lo, o Senhor não o livrou das consequências de sua idolatria.
Deus ama o pecador, mas odeia o pecado.
Deus perdoa o pecador sincero que se arrepende, mas não o livra das consequências de seu pecado.
Deus recebe e dá graça aos humildes, mas resiste aos soberbos (Tiago 4:6).
Deus não erra, portanto, Ele jamais confundirá o fingido com o sincero.
E é a Deus que cabe fazer justiça, pois Ele é a própria Justiça.
Aqueles que O desprezam jamais ficarão impunes, logo, não devemos nos preocupar com as injustiças e nem “torcer” pela punição dos injustos.
Deus conhece o nosso coração profundamente, por isso, devemos nos preocupar em não sermos fingidos diante dEle, mas mantermos um coração humilde e sincero.
Até amanhã!