Hoje veremos as sete cartas dirigidas às sete igrejas. Acompanhe!
Quem serão os bem-aventurados?
“O livro do Apocalipse é dirigido às sete igrejas da Ásia. Como o número sete na Bíblia simboliza a perfeição e a totalidade, cremos que essas sete igrejas representam a Igreja do Senhor Jesus Cristo como um todo. A Igreja do Senhor Jesus não é uma instituição religiosa. Ela é feita dos salvos, que vivem a verdadeira fé e seguem a Palavra de Deus com sinceridade, independentemente da denominação que frequentam.”
Trecho do livro “A Terra vai pegar fogo”, de Renato Cardoso.
O Apocalipse é dirigido a essas sete igrejas da Ásia como uma advertência do Senhor Jesus e também um reconhecimento de seus acertos e qualidades.
Essas sete cartas são um chamado para cada cristão avaliar minuciosamente a qualidade de servo que tem sido para o seu Senhor.
Com isso, nós já entendemos que há diferentes qualidades de servos e que nós precisamos nos avaliar o tempo todo para saber o tipo de servo que temos sido.
O livro também aponta algumas semelhanças entre as cartas dirigidas às sete Igrejas:
• Todas são dirigidas aos cristãos por meio do anjo da igreja , ou seja, seu líder.
• O Senhor Jesus descreve algo sobre Si Mesmo em todas as cartas, quase sempre remetendo à visão que João teve do Senhor Glorificado.
• O Senhor Jesus mostra em todas as cartas que conhece plenamente as igrejas, nada está escondido aos Seus olhos.
• Algumas igrejas são repreendidas e também louvadas; outras são só repreendidas ou só louvadas.
• Todas são exortadas a perseverar ou a se arrepender.
• Todas são chamadas a ouvir a voz do Espírito.
• Todas recebem promessas para os vitoriosos.
Na sequência, o livro traz cada carta e uma explicação de fácil entendimento sobre cada uma.
Lembrando que o Apocalipse é o único livro que promete uma bem-aventurança, ou seja, felicidade, para quem o lê. Confira:
“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” – Apocalipse 1:3
Por mais que você ache o livro difícil, leia e busque também usar o livro “A Terra vai pegar fogo” para ajudar no seu entendimento.
Até amanhã!