Cadastro positivo, entenda e faça sua escolha

por | jul 10, 2019 | Seu dinheiro, Seus Direitos

O cadastro positivo compulsório entrou em vigor na última terça (09/07/2019), tornando obrigatória e automática a inclusão de todas as pessoas com CPF. Será que isso é bom para você?

Cadastro positivo, entenda e faça sua escolha

Primeiramente vamos entender como funcionava o cadastro até segunda passada (08/07/2019).

Em suma, as empresas de análise de crédito como SPC e Serasa tinham acesso ao cadastro negativo do consumidor.

Ou seja, quando havia atraso de pagamento ou inadimplência.

Mas, com a criação do cadastro positivo, essas empresas passarão a ter acesso a:

Todas as movimentações de pagamento dos consumidores.

Porém, ainda não foi regulamentada a forma como o sistema vai obter essas informações.

Isto é, os dados de milhões de brasileiros estarão disponíveis mesmo que ainda não se saiba como serão coletados, armazenados e compartilhados.

Para o consumidor o ponto positivo se baseia apenas na promessa.

E essa promessa é de que você poderia vir a obter juros mais baixos em empréstimos e financiamentos.

Isso, porém, não estabelece nenhuma garantia.

Já para os bancos, financeiras, empresas de crédito e comércio em geral, as vantagens são muito mais claras e garantidas.

Em outras palavras, eles poderão avaliar a capacidade de endividamento do consumidor, mas o consumidor não tem nenhuma vantagem garantida.

Na minha análise, o cadastro positivo neste momento não é em nada positivo para o consumidor.

E os motivos são os seguintes:

  • Não há garantia alguma de que o consumidor terá redução do custo de empréstimos e financiamentos;
  • O consumidor continua sem saber quais serão os critérios de avaliação de seu crédito e o peso que cada tipo de despesa paga poderia beneficiá-lo. Além do que, o benefício não passa de uma promessa sem qualquer obrigatoriedade por parte do credor;
  • A capacidade de negociação do consumidor continua sendo praticamente nula, visto que o credor pode simplesmente negar crédito sem dar qualquer justificativa;
  • Não foi definido o que acontece com o cadastro do consumidor se ele já foi negativado em algum momento ou se atrasar algum pagamento futuramente.

É possível pedir a exclusão do cadastro positivo em um dos bureaus de crédito como Serasa, SPC ou Boa Vista.

Eu fiz a minha solicitação de exclusão hoje mesmo pelo 0800 do Serasa, pois não foi possível fazer pelo site (estava fora do ar).

Pessoalmente, vou aguardar que a lei tenha seu texto completo e bem definido para, depois, decidir se vou optar ou não em fazer parte desse cadastro.

Não acho justo que todos sejamos incluídos obrigatoriamente.

Quero ter o direito de escolher o que permito ou não fazerem com meu CPF.

Se você quer solicitar sua exclusão do cadastro positivo, clique aqui para saber como fazer.

Nos vemos no próximo post!
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