Como posso ajudar?

por | jan 7, 2022 | Uncategorized

Essa pergunta deveria ser mais frequente no nosso vocabulário, mas é preciso entender o que ela quer dizer!

Significado muda tudo

Talvez você já tenha se prontificado a ajudar muita gente e tenha até sofrido com a ingratidão.

É comum ouvirmos pessoas dizendo que fizeram isso e aquilo por alguém e que aquela pessoa nem sequer disse “obrigado”.

É claro que há muita gente ingrata mesmo, mas o que quero trazer no post de hoje é o outro lado dessa moeda.

Para isso, aqui vai uma pergunta:

Será que você ajudou da forma que quis ou da forma que a pessoa precisava?

É disso o que se trata o “como posso ajudar?”, ou seja, de fazer o que a pessoa está precisando e não aquilo que você quer fazer, da forma que você acha melhor.

Vou citar alguns exemplos reais, um meu e outro de uma amiga.

Eu te ajudo, desde que você faça o que eu quero

Quando eu era criança, passamos muita dificuldade financeira, o que incluiu termos água e luz cortadas várias vezes, chegando até a passarmos fome.

Havia pessoas que ficavam com pena de mim e da minha irmão e se ofereciam a ajudar, dando alguma comida e até oferecendo de pagar as contas de água e luz atrasadas.

O problema é que elas impunham condições, tais como, colocar o meu pai para fora de casa, pois ele não ajudava em nada.

Realmente ele não ajudava em nada e sobrava tudo para a minha mãe, mas eu e minha irmã éramos apenas crianças e não tínhamos nada a ver com aquilo tudo.

Por conta de que minha mãe não aceitava que nós ficássemos sem pai em uma época que isso era um escândalo (lembrem-se que eu estou prestes a fazer 50 anos!), as pessoas não ajudavam.

É importante salientar que ninguém tinha obrigação de nos ajudar com um centavo que fosse, porém, o que quero destacar aqui é que o interesse não estava em ajudar, mas sim, em ditar regras na vida dos outros.

Ninguém passou mais apertos com o meu pai do que a minha mãe, mas ninguém tinha o direito de impor a ela como conduzir sua vida.

No fim das contas, o que as pessoas queriam mesmo era dizer que a culpa de tudo era dela, tipo: “Nós não te ajudamos porque você é quem arrumou esse problema!”

Hoje eu até agradeço por não ter tido ajuda alguma, afinal de contas, foi assim que a gente aprendeu a se virar sem contar com terceiros.

Então, se você realmente quer ajudar alguém (e pode), faça o que ela precisa sem impor as suas condições.

Desculpe, mas isso eu não faço!

Ao ter seu primeiro filho, assim como toda marinheira de primeira viagem, uma amiga se viu assoberbada depois que deixou o hospital.

Cuidar de um bebê sozinha e ainda ter que estar com a casa arrumada para receber as visitas que chegavam a qualquer hora do dia (e da noite) não é uma tarefa fácil.

Cada um que aparecia queria pegar o bebê no colo, mas até uma pessoa como eu, que não entende nada de bebês, sabe que isso não é legal.

Primeiro porque o bebê não deve se acostumar a ficar o dia todo no colo de alguém.

Segundo porque a mãe precisava estabelecer a rotina de sono, alimentação, banho etc. e as visitas não queriam saber se a criança estava dormindo ou não.

E terceiro porque tem gente que nem a mão lava para segurar um bebê!

A casa estava de pernas pro ar até que uma parente (depois comentar bem alto que a casa estava uma “zona”) perguntou: “Quer ajuda?”

A mãe agradeceu e pediu que ela desse um jeito na cozinha, pois as próprias visitas tinham feito uma bagunça.

Mas a resposta foi a mais inesperada possível: “Cozinha eu? Desculpe, mas isso eu não faço nem na minha casa! Se for para segurar o bebê enquanto você arruma, vá lá…”

Será que a intenção era mesmo ajudar?

Ajuda é o que o outro precisa e não o que queremos fazer

Quem em 2022 nós possamos pensar mais a respeito do significado das coisas para não ficarmos apenas repetindo as coisas automaticamente.

Para isso, anote essas dicas:

  • Só pergunte o que realmente tiver intenção de ouvir a resposta. Não pergunte por perguntar.
  • Ofereça ajuda quando realmente tiver a intenção de ajudar.
  • Não dê palpites sobre coisas que não pediram sua opinião.

Na semana que vem falaremos mais sobre o significado das coisas.

Você já teve uma experiência onde mais atrapalharam do que ajudaram?

Conte-nos nos comentários!

Nos vemos!


Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube, xvideos, xvideos, xvideos, porn, porn, xxx, sex việt, tiktok download, MÚSICA MP3, Cruise World, What Is Threshold Amount, Disney Plus Premium, Longines Classic Horse Race, Results Los Alamitos, tiktok downloader, How Does A 401k Loan Work, Meteorologia Orlando, Who Is Snowden, Watch Get Out, Cut Line Us Open, Seth Roberts, Avec Les Filles Coat, Aesports, Apple Savings Account Cons, Ratify Treaties, 21 Savage Songs, Buy It Direct Reviews, Biggest Musicians, Flightline Trainer, Payl, Rita Lee, Jesus Lazardo, orgia, Is Better Call Saul Over, Roasted Chicken, Chanel White Backpack, Jolleys Petdanskin, Visionary Fragrances, Daily Lister Craigslist, Argentine Vs Maroc, Cso Criminal Search Bc, Getting Insurance After An Accident, Bookings Com Uk, Cheap Miami Vacation Packages All Inclusive, Exchange Rate Dollar To Birr, G Lucky,

Artigos relacionados