Desafio da Prosperidade #21 – Cobre a quem lhe deve

por | maio 26, 2014 | Desafio

Você é do tipo de pessoa que não sabe ou tem vergonha de cobrar alguém que lhe deve? Veja nesse post o que fazer para sair dessa.

“Fulana sabe que me deve, então ela é quem tem de vir até a mim e pagar e não eu ficar cobrando!”

Apesar de ser a mais pura verdade – pois quem deve é que deveria ir atrás, assim como fez quando pediu emprestado – dizer coisas como a frase acima não resolve. É assim que muitas amizades terminam e muitos problemas familiares começam.

Mas, não pense que só empréstimos pessoais causam esse tipo de problema. Há muitas empresas que simplesmente não sabem como fazer uma cobrança e, com isso, ficam no prejuízo. Então, vamos tratar do assunto como um desafio. Veja qual caso se ajusta à sua situação e parta para cima! E se você não tem ninguém lhe devendo, não custa nada aprender mais uma dica, né?

COBRANÇAS PESSOAIS

1) Deixe os sentimentos de lado – mesmo que você esteja morrendo de raiva da pessoa ou, ao contrário, está morrendo de vergonha de cobrar, vá em frente. Seja prática: você emprestou dinheiro e é seu direito receber.

2) Se comunique – escolha a melhor forma: por telefone, e-mail, pessoalmente etc. Só não mande recados por terceiros e, muito menos, publique direta ou indiretamente nas redes sociais. Postar algo como “tem gente cara-de-pau que não paga os outros” não vai resolver nada e ainda vai mostrar que você lava roupa suja em público.

3) Tenha respeito – o fato de alguém estar devendo não lhe dá o direito de ser mal educada. Fale em um tom pacífico, mas firme e direto. Uma sugestão seria algo como: “Fulana, eu tive condições de lhe atender emprestando aquele valor, mas agora eu estou precisando receber. Vamos acertar uma forma de você me pagar, senão eu vou ter problemas. Minha intenção era ajudar, mas sem me prejudicar”.

4) Aceite o proposto – sei de pessoas que “chutaram o balde” e não aceitaram as opções de pagamento que o devedor ofereceu. Preferiram abrir mão do valor e acabar com tudo de vez. Bem, se você prefere fazer dessa forma, OK. Mas, saiba que a amizade já era e – na minha opinião – é melhor receber parcelado do que não receber. (Não deixe de ler a Dica de Ouro no final).

COBRANÇAS COMERCIAIS

1) Não é nada pessoal – assuntos empresariais devem se manter nessa esfera. Não misture as coisas para não virar um balaio de gato. Você está cobrando algo para a empresa, que depende de dinheiro para manter-se funcionando e honrando seus compromissos. Nenhuma empresa abre para dar prejuízo, então você não tem nada de que se envergonhar. Cobre!

2) Ofereça sigilo – para aqueles que devem, mas têm vergonha na cara (não é o caso de todos), manter a questão somente entre as pessoas que interessam é algo muito bom. Nada de ameaçar com um “vou contar pra todo mundo que você me deve”. Quem faz isso, ao contrário do que pensa, não é bem visto no mercado. Não sair gritando aos quatro ventos vai mostrar que você é profissional e que quer resolver o problema e não denegrir a imagem de ninguém.

3) Comunicação – deve ser feita de forma educada, firme e profissional. Uma vez passei um modelo de e-mail de cobrança para uma amiga que tem uma farmácia e não sabia mais como cobrar um cliente. Foi mais ou menos nesses termos:

“Prezado fulano,

Estamos entrando em contato, pois desde a data X, encontra-se em aberto o valor de X reais referente ao débito X que o senhor (ou sua empresa) tem conosco. Com o intuito de mantermos nossa parceria, nossa sugestão é que o valor seja pago da seguinte forma (descreva como pode facilitar o pagamento). Esperamos que desta maneira seja possível a liquidação do valor. Se tiver outra sugestão, estamos abertos a negociar.”

4) O cliente não paga – se mesmo depois de tudo isso o cliente não pagar, envie uma correspondência dizendo que encaminhará a cobrança para o órgão competente, mas que aguardará até o dia X que a pessoa se manifeste de forma amigável. Se mesmo assim não receber, então mande para cartório, SPC ou o que seja. Não deixe por isso mesmo (a não ser que para sua empresa isso não faça diferença).

5) Adote um sistema de cobrança – provavelmente isso não vai acontecer uma vez só. Então, crie um procedimento padrão para não ter que esquentar a cabeça toda vez. Tenha uma carta ou e-mail pré-prontos e avise à pessoa de cobrança como proceder.

DICA DE OURO – PARA PESSOAS E EMPRESAS

Se você não tem certeza de que a pessoa vai pagar e aquele dinheiro vai lhe fazer falta, não empreste. Seja franca e diga que não pode. Se a pessoa quiser terminar a amizade por isso, sorte sua. Você acaba de descobrir alguém que estava do seu lado só por interesse.

Se você deu crédito a quem não devia, corte. Um cliente que deu trabalho para pagar não deve recomeçar como se nada tivesse acontecido. Você deve impor novas regras, como por exemplo: próximas 3 compras somente à vista. Recuperando a confiança, você volta a dar crédito aos poucos.

Esse é o desafio da semana: cobre a quem lhe deve!

Nos vemos!
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

play youtube,
xvideos,
xvideos,
xvideos,
porn,
porn,
xxx,
sex việt,
tiktok download,
MÚSICA MP3,
Cruise World,
What Is Threshold Amount,
Disney Plus Premium,
Longines Classic Horse Race,
Results Los Alamitos,
tiktok downloader,
How Does A 401k Loan Work,
Meteorologia Orlando,
Who Is Snowden,
Watch Get Out,
Cut Line Us Open,
Seth Roberts,
Avec Les Filles Coat,
Aesports,
Apple Savings Account Cons,
Ratify Treaties,
21 Savage Songs,
Buy It Direct Reviews,
Biggest Musicians,
Flightline Trainer,
Payl,
Rita Lee,
Jesus Lazardo,
orgia,
Is Better Call Saul Over,
Roasted Chicken,
Chanel White Backpack,
Jolleys Petdanskin,
Visionary Fragrances,
Daily Lister Craigslist,
Argentine Vs Maroc,
Cso Criminal Search Bc,
Getting Insurance After An Accident,
Bookings Com Uk,
Cheap Miami Vacation Packages All Inclusive,
Exchange Rate Dollar To Birr,
G Lucky,

Artigos relacionados