Falar na hora certa pode fazer a diferença entre ser ouvido e entendido ou ser ignorado ou mal interpretado. Confira o post de hoje e comunique-se melhor!
Falar ou calar
A cultura brasileira muitas vezes nos leva a calar no momento de falar e falar no momento de calar. Veja se não é assim:
Você está precisando se concentrar em uma tarefa, mas a sua amiga insiste em contar todos os detalhes de uma história irrelevante. O que a “educação” pede?
Que você finja que está ouvindo, aja como se estivesse interessada e espere que a história acabe.
Mas você acha mesmo que isso é ser educada?
Você atura o falatório e, depois, quando alguém vem cobrar o que você não fez, você coloca a culpa na amiga, dizendo que ela tirou toda a sua concentração e nem se tocou que você estava ocupada.
Bem, você acaba de fazer o inverso do que deveria: calou quando deveria falar e falou quando deveria calar!
Uma simples frase dita na hora certa teria feito toda a diferença, por exemplo:
“Vou querer saber dessa história assim que eu terminar essa tarefa. Vamos conversar sobre isso!”
Você teria deixado claro que aquele não é o momento e, como toda boa amiga, reservaria tempo para ouvir uma história, ainda que seja irrelevante para você.
Não adianta fingir amizade para não magoar a pessoa e, depois, falar mal dela pelas costas. Isso é uma das coisas que mais se vê por aí!
Se não falou, não fale mais
Sabe aquela pessoa que, depois que acontece um erro, aparece para dar todas as soluções do que “poderia” ou “deveria” ter sido feito?
Pois é, falou na hora errada!
Se você tem as soluções, fale, ainda que as pessoas não deem ouvidos. Pelo menos você terá feito a sua parte.
Mas se for para deixar os outros errarem para depois dizer o famoso “eu sabia” ou “ninguém me ouve”, é melhor mesmo ficar calada!
Perder o momento certo de falar é um erro crasso nas comunicações e só causa discussões, desentendimentos e ressentimentos.
Por isso, analise: se você não disse algo que deveria, mas ainda há tempo, fale. Se já passou da hora, cale.
“Não é minha obrigação”
No trabalho, muitas vezes a pessoa está vendo um problema, mas não alerta o departamento ou seu superior sobre aquilo a tempo de ser corrigido, simplesmente porque “não é sua obrigação”.
Se você está em uma empresa que tem problemas, você faz parte do problema, não importando se é ou não sua obrigação.
O mercado não tem mais lugar para pessoas que executam apenas suas funções básicas. Hoje, o que se espera é a proatividade.
Se você só se compromete com o mínimo que a sua função exige, é justo que seu retorno também seja mínimo, concorda?
Por isso, não se cale diante de um problema no trabalho, fale, comunique-se, disponha-se a ajudar, pois falar na hora certa, pode contribuir para que você seja colocada no lugar certo.
Amanhã teremos mais um ponto de vista para analisarmos e melhorarmos nossa comunicação.
Nos vemos!
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