Os sócios da paralisia, por Guilherme Fiuza

por | abr 17, 2020 | Notícias

Pretendo que o texto do Fiuza seja o último sobre quarentena, pandemia e afins aqui no blog. Sinto-me no dever de prestar esse serviço às minhas leitoras.

Os sócios da paralisia

Por Guilherme Fiuza

Você está em casa assistindo o governador de São Paulo assumir a paternidade da cloroquina, o ministro da saúde explicar que traficante também é gente, jornais estrangeiros publicarem fotos de covas abertas para dizer que o Brasil não tem mais onde enterrar seus mortos, entre outras referências intrigantes e estridentes ao mesmo assunto.

Se você está paralisado, catatônico, é porque você já sabe que isso é um show mórbido. Mas você está esperando que alguém te diga isso. Então vamos lá: isto é um show mórbido.

Levanta daí. Onde estão os mapas demonstrando os resultados diretos do isolamento total na contenção da epidemia? Ou na suavização dos picos? Aqui vai uma notícia real no intervalo da novela: eles não existem. Repetindo:

Os mapas comprovando o efeito mitigador do confinamento geral sobre o número de infectados, de internados e de mortos não existem.

Nova Iorque se trancou em casa e a curva da epidemia seguiu quase como uma reta para cima. Dias, semanas e o gráfico inabalável. Mais para subida de foguete do que de avião. A Itália completou um mês de quarentena e a epidemia voltou a se expandir. Vocês que entendem de curva, que curva é essa da Itália? Nesse meio tempo, a FAU alertou que nesse nível de paralisação atual, o mundo tende à escassez de alimentos. A pergunta aos especialistas é: é para ficar em casa só até morrer de fome ou um pouco mais que isso? Em vez de mapas e modelos comprováveis, o que você vai ouvir em resposta é que sem quarentena seria pior e fim de papo. Os filósofos do Lockdown são invencíveis. E eles falam pouco. Então é melhor não insistir porque senão eles gritam com você. “Seu irresponsável, alienado, assassino”.

Aí vem a própria OMS declarar que a nova frente de contágio está se dando dentro de casa e que as autoridades de saúde têm agora que identificar os infectados no interior das suas casas para que eles possam ser isolados dos seus familiares e aí finalmente oferecer ao mundo a tão esperada suavização do surto. Você notou como está tudo absolutamente sob controle?

Eles só não demonstram essas premissas, estratégias, de forma científica porque eles não querem cansar a sua beleza. Eles têm certeza que você prefere ouvir um bom discurso e ir dormir tranquilo sabendo que está tudo bem. Mas têm sempre meia dúzia de chatos que não gostam de discurso e esses já notaram que os efeitos do confinamento total sobre a evolução da epidemia não estão sendo demonstrados numericamente. Ou seja, eles permanecem como uma hipótese.

Fique em casa porque tem um vírus lá fora e ponto final.

Talvez pensando nisso, o Governo de São Paulo resolveu inovar e ofereceu à população um modelo matemático pioneiro, montado no fundo do quintal de algum boteco fechado. João Dória governador disse que se a quarentena não atingir 75% da população, e veja a precisão, em 15 dias, a rede hospitalar não terá mais leitos para atender os infectados, ou seja, iminência de colapso. Um dia depois, esse alerta reapareceu com um dado de 70% de confinamento necessário versus 75% na véspera, sempre segundo os especialistas.

Deve ser um modelo móvel e, com certeza, um modelo revolucionário, porque nem a OMS e nem cientista nenhum no mundo montou uma fórmula partindo do percentual de confinamento e estabelecendo a sua correlação com a progressão exata da epidemia, o número de vulneráveis infectados e a consequente expansão da demanda por leitos. Um cronograma tão preciso que possa ser aferido semanalmente. No mínimo vem um prêmio Nobel aí.

Nesse meio tempo, a rede de TV CNN noticia que a cidade de Manaus, no norte do Brasil, também está na iminência do colapso, já está em colapso na verdade, a rede de saúde, e que já está com dificuldade para enterrar os seus mortos.

O número de mortos por coronavírus na cidade de Manaus até hoje é de 42 pessoas.

Bom, talvez esse seja o jornalismo na linha daquele que mostra as covas abertas em São Paulo para dizer que o Brasil não tem mais onde enterrar os seus mortos. Ou a gente está diante de uma mortandade clandestina ou a gente está diante de um jornalismo fúnebre.

Um outro dado de coincidência é que o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, que é a fonte dessa informação sobre o colapso e dificuldade de enterrar mortos, é do mesmo partido do governador João Dória. Os dois, por sinal, antes da chegada do vírus trabalhando contra as reformas e contra a agenda de reconstrução do país, mas isso é só uma coincidência.

Bom, voltando a São Paulo, junto com o modelo matemático inovador, o governador fez o que vários outros governadores e prefeitos do país estão fazendo, ameaçou prender o cidadão na rua. E essa ética da boçalidade já está em prática em vários pontos do território nacional com cenas edificantes e civilizatórias de policiais capturando passantes, inclusive mulheres, várias delas tratadas de forma animalesca à luz do dia, sob o silêncio protetor dos humanistas que estão calados em casa assistindo a novela do vírus. Ou seja, não está sendo só gestada uma ruína proverbial com tudo trancado e a vida adiada indefinidamente.

No Brasil, já foram fechadas 60 mil pequenas empresas.

A estimativa atual para o PIB é de uma queda de 4%. Ruína. Depressão à vista. Empobrecimento geral. Mas não é só isso, a população também está entregando a sua liberdade de bandeja a tiranetes com propósitos inconfessáveis de poder. O mesmo Dória supracitado está usando operadoras de telefonia para vigiar os passos dos seus reféns.

Bom, eles estão dizendo que estão salvando vidas e vocês, por alguma razão insondável, estão acreditando nisso.

Guilherme Fiuza (@GFiuza_Oficial no Twitter)

 

Guilherme Fiuza é jornalista e escritor best-seller

 

Leia também as medidas do governo Dória que “auxiliam” os paulistas mesmo que você não more por aqui. Afinal, tem muito governador copiando. Clique aqui para conferir.

 
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

play youtube,
xvideos,
xvideos,
xvideos,
porn,
porn,
xxx,
sex việt,
tiktok download,
MÚSICA MP3,
Cruise World,
What Is Threshold Amount,
Disney Plus Premium,
Longines Classic Horse Race,
Results Los Alamitos,
tiktok downloader,
How Does A 401k Loan Work,
Meteorologia Orlando,
Who Is Snowden,
Watch Get Out,
Cut Line Us Open,
Seth Roberts,
Avec Les Filles Coat,
Aesports,
Apple Savings Account Cons,
Ratify Treaties,
21 Savage Songs,
Buy It Direct Reviews,
Biggest Musicians,
Flightline Trainer,
Payl,
Rita Lee,
Jesus Lazardo,
orgia,
Is Better Call Saul Over,
Roasted Chicken,
Chanel White Backpack,
Jolleys Petdanskin,
Visionary Fragrances,
Daily Lister Craigslist,
Argentine Vs Maroc,
Cso Criminal Search Bc,
Getting Insurance After An Accident,
Bookings Com Uk,
Cheap Miami Vacation Packages All Inclusive,
Exchange Rate Dollar To Birr,
G Lucky,

Artigos relacionados