Ainda no livro de 1 Reis, vamos usar a história de Roboão para meditar sobre conselhos: quais ouvir e quais descartar? Acompanhe!
Anciãos ou jovens?
Pouco se fala sobre os altíssimos tributos que Salomão impôs ao povo de Israel, mas a verdade é que ele “carregou com um jugo pesado”, como o próprio Deus havia alertado, por meio do profeta Samuel, quando Israel pediu um rei.
Disse Deus:
“O rei … tomará os filhos de vocês para servi-lo em seus carros de guerra e em sua cavalaria…os fará arar as terras dele, fazer a colheita… Tomará as filhas de vocês para serem perfumistas, cozinheiras e padeiras. Tomará de vocês o melhor das plantações, das vinhas e dos olivais, e o dará aos criados dele. Tomará um décimo dos cereais e da colheita das uvas e o dará a seus oficiais e a seus criados. Também tomará de vocês para seu uso particular os servos e as servas, e o melhor do gado e dos jumentos. E tomará de vocês um décimo dos rebanhos, e vocês mesmos se tornarão escravos dele. Naquele dia, vocês clamarão por causa do rei que vocês mesmos escolheram, e o Senhor não os ouvirá” – 1 Samuel 8:11-18
Nenhuma palavra dita por Deus fica pelo caminho, mas todas se cumprem!
Salomão foi um bom rei até certo ponto, mas depois, além de se entregar à idolatria, explorou o povo de tal maneira que, assim que ele morreu, Israel foi reivindicar ao novo rei, Roboão, que aliviasse o fardo que seu pai havia posto sobre eles (leia 1 Reis 12:4).
Roboão pediu ao povo que aguardasse três dias para dar a sua resposta e foi se aconselhar com os anciãos, que lhe disseram para que ele atendesse o pedido do povo, pois Israel lhe seria grato e o serviria para sempre.
Porém, Roboão não deu ouvidos aos anciãos, preferindo dar ouvidos aos seus amigos, “jovens que cresceram com ele”, como a Bíblia diz, e que assim como Roboão, não tinham experiência e nem sabedoria.
E foram esses jovens que disseram as palavras que se encontram na imagem de abertura deste post, sugerindo que Roboão ameaçasse o povo e se mostrasse um tirano, sem qualquer respeito por Israel.
Roboão seguiu o conselho de seus amigos e por pouco não perdeu seu reinado.
Como vimos em posts anteriores, Deus dividiu Israel em dois reinos: o do Norte (que foi entregue a Jeroboão) e o do Sul, que ficou com Roboão, mas se limitava apenas à tribo de Judá, por causa da promessa de Deus a Davi.
Como evitar os maus conselhos
Quantos cristãos estão vivendo hoje uma situação ruim e colhendo péssimos frutos por terem seguido maus conselhos?
Precisamos ter muita cautela ao pedir conselhos a outras pessoas, ainda que se digam (ou que realmente sejam) cristãs.
Você deve considerar primeiro quem é aquela pessoa, se ela é experiente, se a vida dela é um bom testemunho e se ela, de fato, tem condições de lhe aconselhar.
Não é inteligente pedir conselhos sobre casamento para uma pessoa solteira ou mal casada. Assim como não se deve pedir orientação financeira para alguém que vive devendo…
Já soube de casos em que pessoas se aconselharam com dois pastores e cada um disse uma coisa totalmente diferente. Enquanto um disse para ir o outro disse para ficar…
Sabiamente, uma dessas pessoas entendeu que era momento de se aconselhar com Deus, pois Ele é quem deve dar a palavra final. Foi isso que a pessoa fez: perguntou a Deus o que fazer e Ele mesmo mostrou o caminho!
Um outro caso foi até engraçado, pois uma senhora já idosa, sempre levava duas coxinhas para um pastor e ficava conversando com ele, pedindo orientações.
Ela perguntava tudo para esse pastor, pois não se sentia capaz de decidir nada, por mais insignificante que fosse.
Certo dia, o pastor se escondeu assim que a viu entrar na igreja com o pacotinho de coxinhas e disse para o seu auxiliar: “Vai lá e diz que hoje eu não vou dar atendimento”. O rapaz foi, mas a velhinha ficou furiosa!
Ela dizia: “mas que desfeita! Eu sou membro desta igreja e o pastor se recusa a me atender? Com quem eu vou falar agora? Vai chamar o pastor, menino! vai chamar ele AGORA!”
O auxiliar respondeu calmamente: “Olha, eu acho que a senhora vai ter que falar com Deus mesmo porque o pastor não vai atender!”
A velhinha ficou tão revoltada que ajoelhou no banco da igreja e orou com muita raiva, socando o saco de coxinhas, dizendo: “O Senhor vai ter que me responder porque eu não sei o que fazer com o meu neto, e com a minha nora, e com o meu inquilino etc. etc. etc.”
Dali a pouco ela levantou sorrindo e disse para o auxiliar: “Menino, e não é que Deus me respondeu mesmo? Já sei o que eu tenho que fazer!”
Muitas vezes é melhor falar direto com quem resolve.
Até amanhã!