Por que penamos com o atendimento ao cliente?

por | maio 13, 2015 | Carreira Profissional, Pessoas que fazem a diferença

Falta de atenção, de interesse, de cordialidade, de respeito e por aí vai… Certamente você tem várias histórias para contar de péssimos atendimentos que recebeu, mas qual a razão disso?

sai_foraEu, Patricia, pedindo comida por telefone no final de semana:

Atendente diz o nome da loja desanimadamente e de uma forma que quase não dá para entender. Eu digo: “Boa tarde, queria fazer um pedido”. A atendente diz secamente: “Qual telefone?” Digo o número e, depois de momentos de silêncio, ela diz num tom meio sem paciência: “Pode falar…” Foi meio que um: “quer fazer o pedido então faz, ué! Tá esperando o quê?” Segue o resto da conversa:

  • Eu: “Quero o talharim com vegetais, mas não sei o nome do prato.”
  • Atendente: “Tem vários: o da casa, o do chef… Qual vai querer?”
  • Eu: “Eu não conheço o nome… Qual deles é com vegetais?”
  • Atendente suspira e grita: “Fulano, qual é o talharim com vegetais?” Depois volta na linha e diz: “Todos têm vegetais. Qual vai querer?”
  • Eu: “Mas tem algum só com vegetais?”
  • Atendente grita de novo: “Fulano, tem algum só com vegetais?” Depois me diz: “Todos têm carne. Tem o da casa, o do chef… Qual vai querer? “
  • Eu: “OK, tudo bem… Qual é o nome do talharim com frango e vegetais?”
  • Atendente grita de novo: “Fulano, como chama o talharim com frango e vegetais?” Depois me diz: “É o do chef. Qual vai querer?”
  • Eu: “Nesse caso, o do chef…”
  • Atendente: “Algo mais?”
  • Eu: “Uma porção de rolinho de vegetais.”
  • Atendente: “Quantas porções?”
  • Eu: “Uma porção.”
  • Atendente: “Qual sabor?”
  • Eu: “Ve-ge-ta-is.”
  • Atendente: “Algo mais?”
  • Eu: “Só isso. Por favor, mande a máquina, vou pagar com cartão.”
  • Atendente: “Entrega em 40 minutos. Qual a forma de pagamento?”
  • Eu: “Cartão…”
  • Atendente: “Então quer que mande a maquininha?”
  • Eu: “Sim, por favor, seria ótimo…”
  • Atendente: “Entrega em 40 minutos. Boa tarde!”

Por que atendimentos assim são tão frequentes? Na minha opinião, a atendente não entende o valor de sua função e, se não entende o valor, não valoriza. Posso imaginá-la dizendo desanimadamente aos amigos que trabalha atendendo delivery, quando deveria se orgulhar disso. Vejamos o valor desse trabalho:

Ela é a voz da empresa – em um delivery, nosso contato é apenas com a atendente. Quanto mais cordial ela for, melhor representará toda a empresa. São detalhes que fazem a diferença, como parar com o chatíssimo “senhora” e chamar o cliente pelo nome, ter atenção com o pedido e não nos fazer repetir o que já dissemos, ter paciência, explicar quais são os produtos e mostrar que o cliente é bem-vindo e não agir como se estivessem atrapalhando…

O trabalho de todos depende dela – se a atendente não efetivar o pedido, ninguém vai ter trabalho. O chef e os cozinheiros podem ser excelentes, o pessoal da logística pode ter um ótimo sistema, toda a cadeia pode estar super bem preparada para cada passo do processo, mas se ela aborrecer o cliente e ele ligar para outro restaurante, vai tudo por água abaixo.

Organização e conhecimento – este é um trabalho que requer organização e conhecimento do sistema de pedidos. Se ela anota errado ou se confunde, o objetivo de entregar a refeição não é alcançado. Tudo e todos dependem dela.

Jogo de cintura – trabalhar com o público é uma das coisas mais difíceis, pois exige muito do profissional. Nem todo mundo tem jogo de cintura suficiente para aguentar grosserias e manter-se elegantemente cordial. Responder educadamente a um cliente mal educado é a melhor forma de fazê-lo lembrar-se que também precisa ter educação. “A resposta branda desvia o furor.” (Provérbios 15). Só os fortes conseguem!

E uma dica de ouro: Quanto mais os atendentes agirem como robôs, menos tratados como seres humanos serão. 

Agora veja a diferença quando o profissional entende o valor de seu trabalho e é atento com todo e qualquer detalhe. Nos Estados Unidos, a atenção de um atendente de delivery salvou uma pessoa de um sequestro. A mulher sequestrada conseguiu convencer o sequestrador a deixá-la pedir pizza. Aproveitando o fato de que uma pessoa receberia seu pedido, pediu socorro muito sutilmente, afinal, o sequestrador não poderia perceber.

Screen Shot 2015-05-06 at 15.29.51

Talvez você não tenha reparado no pedido de socorro (feito duas vezes), então veja no detalhe abaixo:

Help

Por favor socorro. Chame 911 pra mim

911 sequestro socorro!

O que quero destacar com esse episódio é que a atenção de um atendente fez toda diferença. E não foi só na vida da pessoa que ele salvou, mas também porque o nome da Pizza Hut foi divulgado no mundo inteiro por meio dessa notícia. Todos viram que lá os pedidos são tratados com toda atenção que merecem. E você? Será que teria percebido esse detalhe? Será que estaria atenta o suficiente?

Quanto ao meu pedido, só para terminar a história: recebi em menos de 40 minutos, a comida estava super bem embalada, quentinha e fresca, ganhei um brinde a mais do que o normal e o entregador foi muito simpático. É isso que me faz continuar sendo cliente, embora conheça várias pessoas que iriam pedir em outro lugar e ainda sairiam falando mal.

E para finalizar o post de hoje com bom humor, lá vai: no meu biscoito chinês veio a frase: “Seja gentil com os desconhecidos. Muitos lhe retornarão com consideração.” Hahahahahahahaha… Será que eu ligo lá de novo e leio para a atendente? Brincadeirinha!

Para não perder nada aqui do blog…

[newsletter]

Nos vemos!

 
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

play youtube,
xvideos,
xvideos,
xvideos,
porn,
porn,
xxx,
sex việt,
tiktok download,
MÚSICA MP3,
Cruise World,
What Is Threshold Amount,
Disney Plus Premium,
Longines Classic Horse Race,
Results Los Alamitos,
tiktok downloader,
How Does A 401k Loan Work,
Meteorologia Orlando,
Who Is Snowden,
Watch Get Out,
Cut Line Us Open,
Seth Roberts,
Avec Les Filles Coat,
Aesports,
Apple Savings Account Cons,
Ratify Treaties,
21 Savage Songs,
Buy It Direct Reviews,
Biggest Musicians,
Flightline Trainer,
Payl,
Rita Lee,
Jesus Lazardo,
orgia,
Is Better Call Saul Over,
Roasted Chicken,
Chanel White Backpack,
Jolleys Petdanskin,
Visionary Fragrances,
Daily Lister Craigslist,
Argentine Vs Maroc,
Cso Criminal Search Bc,
Getting Insurance After An Accident,
Bookings Com Uk,
Cheap Miami Vacation Packages All Inclusive,
Exchange Rate Dollar To Birr,
G Lucky,

Artigos relacionados