Abuso financeiro, um tipo de violência – Parte 2

por | mar 16, 2016 | Seus Direitos

Veja alguns dos casos de abuso financeiro que tenho recebido de leitores e o que fazer para sair dessa situação. Se você está passando ou conhece alguém que esteja sofrendo com esse tipo de violência, chegou a hora de romper esse silêncio.

Screen Shot 2016-03-14 at 13.00.38

No post de ontem você viu alguns dos itens que caracterizam violência ou abuso financeiro e hoje você vai conhecer histórias de pessoas que têm passado por isso. Acompanhe, pois você pode estar sendo vítima desse mal sem nem mesmo se dar conta.

“Meu pai passou em frente a uma fábrica e viu um cartaz com oferta de emprego. Ele me levou até o local e eu fui contratada depois de ter passado na entrevista. Quando recebi meu primeiro salário ele ‘cobrou’ 20% como ‘comissão’ por ter sido ‘ele quem me arrumou o emprego’. Paguei achando que seria apenas uma vez, mas ele tem cobrado a tal comissão todo mês. Além disso, começou a me dar a conta de água e de luz para pagar, pois disse que eu tenho que ajudar em casa. Às vezes ele também me faz ajudar no mercado e enquanto meu dinheiro não acaba ele fica inventando coisas para eu pagar. Minha irmã mais velha ganha mais do que eu e nunca ajudou em nada. Meu pai diz que ela vai casar e sair de casa, então ela tem muitas despesas enquanto eu ainda vou dar ‘prejuízo’ para ele morando lá por mais tempo, pois nem namorado eu tenho ainda… Quero fazer faculdade e até poderia pagar a mensalidade sozinha, mas com o meu pai gastando todo meu dinheiro não tem me sobrado nenhum tostão. O que eu faço uma vez que moro na casa dele?”

Amiga do interior de São Paulo.

Minha resposta: Amiga, enquanto você concordar com essa situação e permitir que seu pai gaste o seu dinheiro ele não tem motivos para mudar de atitude, ou seja, ele vai continuar abusando de você enquanto você permitir. Matricule-se na faculdade e se não for possível nesse momento (pois já estamos em março), matricule-se em um curso que queira fazer. Compre o que você necessita e comprometa o seu dinheiro com o que julgar melhor para si e para o seu crescimento. Ajude em casa no que puder, mas não deixe que ele mande no seu salário, quem conseguiu o emprego foi você e quem trabalho pelo salário é você. Quando ele vir que não tem mais de onde sugar, vai ameaça-la (talvez a ameace até de colocá-la para fora de casa), mas você tem que se impor, pois tem o direito de desfrutar da casa pelo simples fato de ser filha. O que sua irmã pode, você também pode.

“Meu marido me contou que está com o nome sujo por ter feito um empréstimo que eu nem sabia que existia. Agora ele disse que eu tenho que contrair um empréstimo no meu nome para ele poder pagar essa dívida, mas ele é descontrolado e eu sei que vai acabar não pagando. Eu já tenho que arcar com o aluguel e as contas de casa, pois ele não paga e eu morro de vergonha da nossa família descobrir. Ele diz que se eu não ajudar é porque não o amo e que ele vai dizer para a família dele que eu não colaboro. Não quero passar por esse constrangimento, por isso não vejo outra saída senão fazer o empréstimo para ele e tentar eu mesma pagar. Será que existe outra solução?”

Amiga do Rio Grande do Norte

Minha resposta: seu marido sabe que você sente vergonha de expor a situação e vai usar isso contra você enquanto a estratégia funcionar. Em vez de ficar com medo de que ele conte o que está havendo para a família, decida que você mesma vai contar. Não faça esse empréstimo, pois você estará se sujeitando a uma pessoa que não teve responsabilidade nem sequer com o próprio nome e que está fazendo chantagem emocional para comprometer o seu também. Acabe com esse ciclo e exponha-o em vez de ficar com medo de ser exposta. Provavelmente você não vai receber apoio da família, mas vai se livrar dessa ameaça demonstrando que não tem medo. Se ele te ama de verdade, vai respeitar a sua decisão, caso contrário você já sabe o que vem em primeiro lugar para ele…

Screen Shot 2016-03-14 at 11.43.49

Mais uma vez quero indicar o Projeto Raabe para você que está passando por uma situação de abuso financeiro (bem como outros tipos de violência contra a mulher) ou conhece alguém que esteja enfrentando esse problema.

 

O projeto atende em todo Brasil, pois conta com diversas filiais. O sigilo é absoluto e você será atendida por mulheres que já passaram por casos de violência e abuso, portanto, pessoas que sabem o que é ser abusada, mas que conseguiram virar o jogo. Ninguém melhor do que quem já passou para problema para entender o que você está passando.

Para saber onde encontrar o Projeto Raabe, clique aqui ou escreva para [email protected]. Rompa esse silêncio, peça ajuda e dê uma virada na sua vida!

Para não perder nada…

[newsletter]

Nos vemos!
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

play youtube,
xvideos,
xvideos,
xvideos,
porn,
porn,
xxx,
sex việt,
tiktok download,
MÚSICA MP3,
Cruise World,
What Is Threshold Amount,
Disney Plus Premium,
Longines Classic Horse Race,
Results Los Alamitos,
tiktok downloader,
How Does A 401k Loan Work,
Meteorologia Orlando,
Who Is Snowden,
Watch Get Out,
Cut Line Us Open,
Seth Roberts,
Avec Les Filles Coat,
Aesports,
Apple Savings Account Cons,
Ratify Treaties,
21 Savage Songs,
Buy It Direct Reviews,
Biggest Musicians,
Flightline Trainer,
Payl,
Rita Lee,
Jesus Lazardo,
orgia,
Is Better Call Saul Over,
Roasted Chicken,
Chanel White Backpack,
Jolleys Petdanskin,
Visionary Fragrances,
Daily Lister Craigslist,
Argentine Vs Maroc,
Cso Criminal Search Bc,
Getting Insurance After An Accident,
Bookings Com Uk,
Cheap Miami Vacation Packages All Inclusive,
Exchange Rate Dollar To Birr,
G Lucky,

Artigos relacionados