Força interior – Desafio 42 de 100

por | nov 2, 2023 | 100 dias para 2024

Há uma palavra que aparece 74 vezes na Bíblia, mas você provavelmente não sabe o que significa. Hoje você vai saber! Acompanhe.

A força vem do interior

O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá).” – Salmo 46:7

Hoje nós vamos falar sobre o significado de uma palavra que geralmente não recebe muita atenção: a palavra selá ou sela.

Esse é o nome, em hebraico, de uma rocha que segundo a geologia, é feita de um material extremamente resistente que compõe o núcleo da Terra.

O que os geólogos dizem é que, por ser composto de sela, o centro da Terra é tão forte que mesmo que o planeta passe por várias transformações, ele permanece intacto porque o seu interior é forte. 

A palavra sela aparece 74 vezes na Bíblia: 71 vezes no livro dos Salmos e 3 vezes no livro de Habacuque.

Lembrando que a mensagem central de Habacuque é que o “justo viverá pela sua fé”.

Isso já dá indícios de que a nossa força interior, a nossa sela, é a fé!

Até hoje, em Israel, existe um ditado que utiliza a palavra sela quando alguém quer enfatizar que aquilo que uma pessoa está falando é verdade e ninguém pode mudar.

Seria como dizer: isso que você disse está gravado na rocha e nunca será apagado!

Nenhuma palavra na Bíblia está ali à toa ou por acaso.

Tudo tem um significado muito maior do que podemos entender e é aí que entra a fé!

É importante destacar que a palavra sela que aparece nos Salmos, também pode significar uma pausa.

Os Salmos eram cantados e, para que as pessoas seguissem a melodia, ao final de algumas estrofes vem a palavra sela, indicando que ali deve ser feita uma pausa.

Mas, por mais que a gente não entenda em profundidade tudo o que a Palavra de Deus ensina, o segredo não é fazer longos estudos bíblicos para tentar entender 100%, mas sim, obedecer àquilo que entendemos.

Por isso, ainda que você não entenda tudo, só o ato de praticar e obedecer ao que você entendeu, crendo com toda a sua fé, já vai colocar você no refúgio do Deus de Jacó.

Até amanhã!

Artigos relacionados